5 dicas para sua Açaiteria decolar!

Queridinho no Brasil, o açaí é um dos itens mais pedidos em aplicativos de delivery durante o verão. Oriundo da Amazônia, o açaí conquistou o paladar de todos, de modo que hoje em dia, é possível encontrar açaiterias quase quase na mesma proporção que sorveterias. Inclusive, grande parte das sorveterias já incluiu o açaí em seu cardápio. Diante disso, o Cardapex fez este texto para você que já tem uma açaiteria e está em busca de melhorias, mas não sabe muito bem por onde começar:

 

1. COMO SE DESTACAR?

É preciso ter ousadia para experimentar novas receitas e métodos de produção do açaí. Nesse sentido, ter flexibilidade mental é uma característica comum de empreendedores que alcançam a excelência em seus produtos e negócios.

Tenha ousadia com uma dose de pé no chão, compreendendo as impossibilidades do momento. Seja curioso, experimente, faça contatos! Todo aprendizado e experiência podem contribuir para o seu empreendimento. Além disso, observe bem o mercado para agir no momento certo implementando novidades e seguindo a evolução dos consumidores.

 

2. COMO DECORAR UMA AÇAITERIA?

  • Tipografia – Gráficos ousados, letreiros, diagramas são maneiras divertidas e informativas de adicionar texto ao design de sua loja de açaí. Estes recursos visuais são muito instagramáveis, o que pode ajudar na divulgação do seu ponto nas redes sociais;
  • Plantas de interior – As plantas não são apenas bonitas e relaxantes, mas muitas ajudam a purificar o ar e fazem uma conexão visual com seus clientes sobre o frescor de seus ingredientes;
  • Identidade visual – Não há necessidade de forçar um tema em sua loja, escolha algo que reflita sua marca e incorpore seu tema de uma maneira moderna, como algo que remeta a praia ou alguma outra época que tenha relação com seu cardápio;
  • Iluminação – Uma boa iluminação influencia na hora de tirar fotos e, consequentemente, na divulgação do seu negócio. Assim, defina o ambiente com iluminação indireta e use alguns pontos de luz em locais que renderiam uma boa foto.

 

3. CONHEÇA SEU PRODUTO

Geladinho e refrescante, normalmente o açaí é servido na forma de polpa congelada, acompanhado de frutas, castanhas, mel, leite condensado e todo tipo imaginável de doces. É essencial observar se a polpa de açaí que você vende é pura. Esse é o primeiro passo para começar a explorar todas as opções que o açaí nos oferece. As polpas normalmente contêm xarope de guaraná, açúcar e outros aditivos, o que pode dificultar ir além do convencional doce gelado.

 

4. CLIMATIZE SEU AMBIENTE

Açaiterias podem ser encontradas na forma de quiosques e lanchonetes, em shoppings ou na rua, e o serviço pode ser desde o à la carte e o self-service ao customizável no melhor estilo Subway. Você precisa analisar quais oportunidades sua estrutura oferece. Para atrair clientes durante o inverno, podemos nos inspirar nas sorveterias, que apostam em climatizadores mantendo o ambiente quentinho e propício para o consumo de delícias geladas o ano todo.

 

5. ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Assim como em qualquer negócio, um atendimento de qualidade é a alma do negócio. Por isso, garanta que seus funcionários sejam treinados para atender aos consumidores dentro dos padrões estabelecidos, mantendo sempre a paciência e a proatividade no dia a dia. Tudo isso é capaz de aumentar a vendas e garantir a fidelização dos consumidores.

 

E agora que você já sabe de algumas dicas de como decorar um ponto de açaí, que tal criar seu cardápio prático e atrativo com o Cardapex?