Vantagens e desvantagens do estoque de alimentos

Vantagens e desvantagens do estoque de alimentos

Estoque mínimo, médio e máximo

Veja as vantagens e desvantagens de cada um deles

Para quem trabalha com restaurantes, o estoque de alimentos deve ser muito bem pensado e calculado, para não acontecerem desperdícios e nem faltas de ingredientes, impossibilitando a produção de um pedido.

Veja aqui o que cada tipo de estoque proporciona para o seu estabelecimento e quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles:

Estoque mínimo:

Como o próprio nome já diz, é a quantidade mínima de alimentos necessários para você produzir seus produtos. Ele pode ser calculado observando o prazo médio de reposição x o consumo médio de cada ingrediente.

Esse tipo de Estoque te dá a vantagem de ter sempre ingredientes frescos e saborosos para preparar os pratos. Porém, você corre um grande risco de que eles acabem e você precise retirar um prato do menu – mesmo que apenas por um tempo – ou ainda não abrir o restaurante – caso a falta de insumos seja elevada.

Estoque médio:

Esse tipo de Estoque acrescenta uma certa quantia de produtos da quantidade do seu Estoque Mínimo.

Leve sempre em conta o período que a distribuidora demora para realizar a entrega no seu estabelecimento.

O Estoque Médio te dá a vantagem de não correr riscos de faltar ingredientes, pois caso o seu Estoque Mínimo se esgote, você terá tempo de pedir reposição sem precisar cortar algum item do menu ou mesmo fechar o restaurante.

Além disso, os ingredientes não ficam muito tempo guardados em estoque, o que garante que eles ainda estejam saborosos quando a preparação do prato acontecer.

Estoque máximo:

O Estoque Máximo, como o nome já presume, é o mais alto nível que o seu estoque deve chegar, levando em consideração o tamanho físico dele, de quanto em quanto tempo o seu pedido de reposição acontece e qual é a média de consumo desse intervalo de tempo no seu restaurante.

Um dos maiores problemas desse tipo de estoque é a validade dos produtos. Pode acontecer de estragar algum alimento e você precisar jogá-lo fora, o que acarretaria em desperdício de alimento, de dinheiro e ainda corre o risco de precisar cortar um prato do menu até a próxima distribuição de ingredientes acontecer.

Gostou dessas dicas? Leia mais algumas no nosso blog e não esqueça de acessar o Cardapex e ter maior autonomia no seu cardápio online.