Com a pandemia do covid-19, comerciantes precisaram se ajustar às vendas online para manter seu negócio ativo em meio ao isolamento social. Porém, mesmo com o fim da situação atual, o e-commerce deve continuar progredindo, dada a facilidade proporcionada aos clientes de fazer pedidos on-line. Portanto, se o seu empreendimento ainda não está adaptado à era online, veja como começar esse processo sem perder a qualidade do atendimento.
O fechamento das lojas físicas acabou causando uma grande mudança na conduta do consumidor, pois minimizou o contato direto entre o mesmo com o produto e local de consumo. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelam que houve um aumento de mais de 180% de transações online nas categorias de alimentos, bebidas, beleza e saúde. Ou seja, clientes que tinham receio de fazer compras online ou não cultivavam o costume, precisaram se adaptar à situação para que pudessem efetuar suas necessidades.
Com a facilidade das transações digitais e entregas, compradores procurarão estabelecimentos que forneçam comodidade e qualidade de atendimento. É necessário ter em mente que, a partir de agora, o comportamento do cliente é diferente, então a relação da sua marca com o consumidor também irá passar por mudanças. Confira abaixo algumas dicas do que fazer para tornar seu negócio online mais atrativo.
Considerando a falta de contato direto entre seu cliente e o produto, as redes sociais são a ferramenta para que o consumidor possa ver seu material antes de comprá-lo. É importante ter uma estratégia para manter as redes sociais do seu negócio com conteúdos frequentes, mostrando as vantagens de fechar uma compra com você. Imagens dos produtos e ofertas atualizadas são essenciais para estabelecer um contato online. Lembre-se de que, atualmente, essa é uma de suas principais ferramentas de venda. Portanto, sua plataforma precisa estar de acordo com o que está sendo comercializado e como.
Marcar presença nas redes sociais é uma enorme vantagem na hora de representar sua marca e alcançar clientes. Além disso, fortalece suas vendas online não só durante a pandemia, mas também após sua estabilização.
Se o produto agradar o consumidor, vai querer se relacionar com a sua marca. Procure demonstrar a preocupação do seu negócio com os assuntos recorrentes e que afetam seu público-alvo. Assim, você constrói uma relação com o cliente, facilitando a fidelização do mesmo com o seu estabelecimento. Estude a possibilidade de fazer ofertas que agradem o perfil do seu consumidor e faça propostas que o incentivem a adquirir seu produto com consciência. Por exemplo, numa época de pandemia, realize ações que o estimulem a ficar em casa e, ainda assim, comprar seus produtos com qualidade.