Marketing para cardápios digitais

Já é de conhecimento geral que o Marketing Digital é uma das maiores ferramentas atuais para divulgar seu negócio. Mas você sabia que essas técnicas também podem ser implantadas nos cardápios online? O Cardapex separou algumas dicas para você alavancar seu negócio:

 

REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS

A divulgação nas redes sociais é o primeiro passo para uma boa comunicação com seus clientes. Perfis de comércio costumam ter mais dificuldade em conseguir seguidores fiéis e interativos, mas isso não é motivo para desmotivar. Trabalhe com o que você tem e com o tempo conquiste mais seguidores. A primeira dica para isso, é trabalhar com suas redes sociais como algo profissional. O grande diferencial de perfis que conseguem um retorno é o planejamento de marketing para cada rede. Invista tempo na identidade visual, na interação com clientes, na publicação de stories, crie um cronograma de publicações pensando nos horários de maior interação.

 

ANÁLISE DE MERCADO

Para elaborar seu planejamento de marketing, você precisa fazer uma minuciosa análise de mercado. Qual o cenário atual do mercado? Qual é o seu público-alvo? Quem são seus concorrentes? Como eles se comportam? No caso de restaurantes, quais são os pratos mais pedidos? Por que eles são os preferidos? Do que o público sente falta? É este tipo de pergunta que você deve pensar nessa hora. Confira as páginas e redes sociais dos concorrentes. Veja quais publicações tiveram mais reações e comentários. Se inspirem, mas não copiem! Conteúdos originais são muito mais apreciados tanto pelo público quanto pelo algoritmo das redes sociais.

 

LINK DO CARDÁPIO NA BIO

Infelizmente, não é possível publicar o cardápio digital nos stories do Instagram. Mas não tem problema! Deixe o link dele na bio do perfil do seu negócio. É de fácil acesso e você só precisa lembrar seus seguidores da sua localização. Por isso, em todo post ou story, reforce “Quer acessar nosso cardápio digital? Link na bio!”. Essa chamada, no marketing digital, é conhecida como “Call to Action”, pois chama seu público para interagir e conferir seu conteúdo.

 

CRONOGRAMA DE PUBLICAÇÕES

Planeje qual conteúdo você vai publicar no mês. Pense em temas essenciais, que não podem faltar em seu perfil, mas também procure trazer conteúdos inovadores que possam atrair novos clientes. Além disso, já programe de que forma você irá disponibilizar esse conteúdo. Quais fotos vai utilizar? Será um post em formato carrossel? Como vai ser a arte? Vai publicar um vídeo?

 

INTERAJA!

Use e abuse das ferramentas de interação do Instagram, grande parte do engajamento de um perfil provém desses métodos.

  • Marcação e localização – marque o lugar e seus clientes no post, permita que eles compartilhem e comentem suas fotos;
  • Caixa de perguntas – um espaço para que os seguidores façam perguntas específicas ou curiosas;
  • Enquetes e testes – forma eficaz de fazer perguntas objetivas para os seguidores, ou realizar quiz com os seguidores e fazer uma publicação informativa e divertida.

 

POSTS PATROCINADOS

O alcance orgânico é eficiente, porém a longo prazo. Se você deseja resultados imediatos, aposte no tráfego pago. Faça testes para patrocinar alguns posts e veja o que dá mais resultados. Uma coisa é certeza: a audiência será bem maior. Você pode, por exemplo, patrocinar posts algumas horas antes do almoço ou jantar, no caso de restaurantes.

 

Se você quer atrair mais pessoas para o seu restaurante, essas dicas são essenciais! Mas tudo isso só terá sucesso se você tiver um cardápio digital atraente e interativo. Para isso, faça uma demonstração com o Cardapex!