Muito se engana quem acredita que o cupom de desconto gera prejuízo para a margem de lucro do estabelecimento. Pelo contrário! O consumidor moderno está muito antenado em tudo o que está acontecendo, e trabalhar o marketing digital com cupons de desconto pode ser fundamental para o sucesso da estratégia de um e-commerce.
Confira 6 vantagens que seu delivery está perdendo por não usar cupom de desconto:
O cupom de desconto é a melhor ferramenta para alavancar vendas na internet, pois trata-se de um incentivo a mais que pode ser fator decisivo para convencer o consumidor a fechar o pedido, com o gatilho mental de que esteja pagando menos e fazendo uma ótima “negociação”.
A sensação de satisfação que o cupom de desconto desperta no consumidor personaliza a experiência de compra e desperta o desejo no público de conhecer a sua loja virtual e adquirir o seu produto. Oferecer um desconto extra na primeira compra, por exemplo, com certeza vai gerar novos cadastros para o e-commerce.
Uma estratégia dos e-commerces é oferecer um cupom de desconto para compras a partir de determinado valor, forçando o cliente a encher o carrinho de compras para desfrutar do benefício do desconto extra. Quanto maior a compra, maior o desconto, o que eleva consideravelmente o ticket médio.
Usando a estratégia de prazo de expiração e limitação de quantidade para os cupons de desconto, cria-se um gatilho mental poderoso que exige uma ação imediata do consumidor, para não deixar passar essa oportunidade e perder esse desconto. Esta técnica também ajuda a reduzir o abandono de carrinhos de compra.
O cupom de desconto causa uma lembrança de marca forte na mente do cliente, pois tendo uma boa experiência de compra, é provável que o cliente seja fidelizado voltando a fazer novas compras no site, mesmo que não tenham novos cupons de desconto disponíveis. As indicações boca-a-boca são importantes para aumentar a exposição da oferta e diminuir os gastos com publicidade.
O e-commerce pode usar esse poder do cupom de desconto para poder trabalhar estoques de baixo giro ou parados, oferecendo condições exclusivas e diferenciadas com cupom de desconto, aumentando o giro desses produtos. Mesmo que a margem seja sacrificada com grandes descontos, muitas vezes é mais vantagem para o e-commerce do que deixar o dinheiro parado no estoque.
Agora, além de poder criar e gerenciar seus cupons, a plataforma Cardapex permite que o desconto seja aplicado diretamente em um produto escolhido ou em uma categoria. Basta selecionar se a aplicação do desconto acontecerá na cesta (carrinho de compra), em algum produto específico, ou na categoria (sendo necessário selecionar uma das categorias do seu site).
Além disso,você pode disponibilizar a opção de limitar o cupom para o desconto somente se o produto escolhido estiver no carrinho. Ativando a função “Somente Se”, você restringe o uso do cupom dentro da Cesta. Dessa forma, o cupom só será aplicado se houver o produto ou categoria selecionado.
Fique atento ao blog do Cardapex para mais novidades!