A experiência do Consumidor 4.0 em restaurantes

A evolução do mercado e do marketing transformou diversos setores da economia, inclusive, no setor alimentício. A transição para o meio digital transformou gerações e, consequentemente, suas demandas e expectativas em relação a bares, lanchonetes e restaurantes. Por isso, o Cardapex te explica o que mudou durante os anos e como conquistar o consumidor 4.0.

Retrato de uma mulher alegre, segurando sacolas de compras Foto gratuita

O QUE É CONSUMIDOR 4.0?

O consumidor 4.0 tem um perfil mais exigente que o consumidor tradicional, além de se adaptar mais facilmente aos novos canais de negócios, ou seja, os ambientes virtuais. Isso porque este consumidor recebe influência de duas vertentes, o Marketing 4.0 e a Indústria 4.0, ambos pautados em inovação tecnológica.

Diante da ampla quantidade de informação e opção de escolha que possui, o consumidor 4.0 possui um perfil mais exigente. Ele se define pela autonomia, capacidade de voz no mundo digital e conexão entre si. Ou seja, devido ao avanço tecnológico, agora os consumidores podem trocar informações/opiniões sobre os produtos e serviços adquiridos.

A tecnologia e sua velocidade tornaram o desejo do consumidor cada vez mais ágil e instantâneo. O cliente deseja operações ou informações geradas em um curto período de tempo, ou seja, online. Dessa forma, um atendimento satisfatório é aquele rápido, fácil e prático.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL 4.0:

  • Nível maior de exigência;
  • Autonomia;
  • Agilidade, eficiência e instantaneidade;
  • Conexão com outros consumidores;
  • Proximidade com os valores da marca;
  • Preferência pela comodidade;
  • Engajamento nas redes sociais.

 

COMO MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR 4.0 EM SEU RESTAURANTE?

Se destacar da concorrência é um dos pontos mais importantes dentro de um negócio. Por isso, veja algumas dicas para melhorar a experiência do consumidor 4.0 em seu restaurante e se mantenha atualizado:

Engajamento nas redes sociais – A promoção dos produtos é feita quase que totalmente via redes sociais, onde os usuários podem trocar experiências. Dessa forma, se torna um dos canais de vendas mais utilizados e até confiáveis pelo consumidor 4.0.

Atendimento personalizado – O atendimento personalizado tem muita influência na decisão de compra. Portanto, organize seu restaurante e sua equipe para personalizar os atendimentos e garantir a satisfação do público, seja presencialmente ou no delivery.

Equipe treinada – A capacitação da equipe do restaurante é primordial para atingir os objetivos e oferecer uma experiência enriquecedora ao cliente. Por isso, treine periodicamente todos os funcionários para que as atividades sejam executadas conforme o planejado, mantendo o alto nível de qualidade e excelência.

Diversidade na compra – Negócios modernos são atraentes por diversificarem os canais de venda, principalmente no meio digital. Assim, procure disponibilizar seus produtos em todos os canais além da loja física, como os aplicativos de entregas, softwares e redes sociais. Além disso, outro fator atrativo é a diversidade nas formas de pagamento, pois permite que seu cliente escolha o melhor para ele.

Interação com o público – A interação entre marca e consumidor 4.0 é um diferencial. Procure manter um bom relacionamento com o público, responda todas as dúvidas nas redes sociais e busque envolvimento.

 

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