Uma das técnicas mais eficazes para aumentar as vendas online é a venda cruzada, também conhecida como cross-sell. Se você ainda não conhece esta prática, aprenda aqui o que é venda cruzada, como funciona, os benefícios que trará para seu negócio e quais são as melhores práticas.
A venda cruzada é uma técnica de venda usada para convencer um cliente a gastar mais comprando um produto relacionado ao que ele já comprou. Este pode ser um produto relacionado popular (por exemplo, meias para tênis) ou um acessório necessário que não está incluído com o produto (por exemplo, um cartão de memória para uma câmera digital).
Em lojas online, a venda cruzada é normalmente alcançada exibindo uma seção “Clientes que compraram este item também compraram” ou “Compraram juntos com frequência” em cada página de produto. Muitas vezes, a venda cruzada sugere aos usuários produtos que eles teriam comprado de qualquer maneira, mas eles o teriam feito posteriormente em outro lugar.
Certifique-se de não sugerir itens aleatórios. Se o cliente estiver comprando um smartphone, você deve sugerir itens relacionados (cartão de memória, capa, tela de proteção) e não apenas eletrônicos aleatórios (por exemplo, monitor). Tudo o que você sugerir deve complementar o item original e agregar valor à compra inicial.
Você pode melhorar suas sugestões baseando-se no que já sabe sobre seus clientes, por meio dos dados comportamentais e de compra. Sabendo o que eles compraram ou navegaram, você pode personalizar mais suas ofertas.
Faça sua venda cruzada parecer natural e inspirar confiança. Aborde os clientes diretamente (Ei José, precisa de um cartão de memória?) e use a abordagem social (a seção “Clientes que compraram este item também compraram”).
As pessoas que acabaram de tomar uma decisão sobre a compra de um item específico não estão dispostas a tomar outras decisões. Portanto, certifique-se de não confundi-los ou frustrá-los com muitas opções para escolher – ou arriscar que abandonem a compra inicial. Sugerir 2-3 produtos é o suficiente.
Se eles decidiram gastar uma quantia específica em um item, não é provável que decidam gastar o dobro de repente. Portanto, os preços de seus produtos de venda cruzada devem ser mais baixos em comparação com o produto original.
Pensando sempre no melhor para nossos clientes, o Cardapex fez novas atualizações em seus cardápios online. Dentre elas, a opção de Venda Cruzada!
Agora você pode sugerir opções adicionais para o seu cliente junto com o pedido. Esse novo recurso consiste no aparecimento de um pop-up na janela do seu cliente, logo após ele adicionar o pedido no carrinho e se direcionar para a finalização do mesmo. Dessa forma, você pode sugerir uma sobremesa ou uma bebida junto com aquela refeição deliciosa, por exemplo.
Com todos esses benefícios da venda cruzada, está na hora de colocar em prática! Então, que tal fazer uma demonstração com o Cardapex?