Aumente suas vendas com a opção de “Venda Cruzada”

Uma das técnicas mais eficazes para aumentar as vendas online é a venda cruzada, também conhecida como cross-sell. Se você ainda não conhece esta prática, aprenda aqui o que é venda cruzada, como funciona, os benefícios que trará para seu negócio e quais são as melhores práticas.

 

O QUE É VENDA CRUZADA?

A venda cruzada é uma técnica de venda usada para convencer um cliente a gastar mais comprando um produto relacionado ao que ele já comprou. Este pode ser um produto relacionado popular (por exemplo, meias para tênis) ou um acessório necessário que não está incluído com o produto (por exemplo, um cartão de memória para uma câmera digital).

Em lojas online, a venda cruzada é normalmente alcançada exibindo uma seção “Clientes que compraram este item também compraram” ou “Compraram juntos com frequência” em cada página de produto. Muitas vezes, a venda cruzada sugere aos usuários produtos que eles teriam comprado de qualquer maneira, mas eles o teriam feito posteriormente em outro lugar.

 

BENEFÍCIOS DA VENDA CRUZADA

  • Impacto positivo nas vendas e na lucratividade – Você motiva seus clientes a gastar um pouco mais, sem exigir muito esforço de sua parte;
  • Fidelização do cliente – Oferecer um produto adicional geralmente ajuda seus clientes a resolver um problema que eles ainda não conhecem (por exemplo, eles precisam de proteção de tela para o novo smartphone), e cada vez que isso acontece, fortalece o relacionamento com os clientes;
  • Promoção de produtos – É uma forma muito eficiente de promover seus produtos a um custo muito baixo, mas também incentiva seus clientes a permanecerem com sua marca ou loja online, porque você atendeu a todas as suas demandas e necessidades, comprando em um só lugar;
  • Redução do custo de vendas – Atrair clientes para os produtos custa dinheiro, portanto, usar o engajamento do cliente existente e oferecer a eles um produto relacionado ou um acessório necessário no momento da finalização da compra o ajudará a reduzir os custos de marketing.

 

COMO AUMENTAR AS VENDAS?

Dê sugestões relevantes

Certifique-se de não sugerir itens aleatórios. Se o cliente estiver comprando um smartphone, você deve sugerir itens relacionados (cartão de memória, capa, tela de proteção) e não apenas eletrônicos aleatórios (por exemplo, monitor). Tudo o que você sugerir deve complementar o item original e agregar valor à compra inicial.

Conheça seus clientes antes de sugerir

Você pode melhorar suas sugestões baseando-se no que já sabe sobre seus clientes, por meio dos dados comportamentais e de compra. Sabendo o que eles compraram ou navegaram, você pode personalizar mais suas ofertas.

Não force as sugestões

Faça sua venda cruzada parecer natural e inspirar confiança. Aborde os clientes diretamente (Ei José, precisa de um cartão de memória?) e use a abordagem social (a seção “Clientes que compraram este item também compraram”).

Não exagere nas opções

As pessoas que acabaram de tomar uma decisão sobre a compra de um item específico não estão dispostas a tomar outras decisões. Portanto, certifique-se de não confundi-los ou frustrá-los com muitas opções para escolher – ou arriscar que abandonem a compra inicial. Sugerir 2-3 produtos é o suficiente.

Sugira itens com valor mais baixo em relação ao produto original

Se eles decidiram gastar uma quantia específica em um item, não é provável que decidam gastar o dobro de repente. Portanto, os preços de seus produtos de venda cruzada devem ser mais baixos em comparação com o produto original.

 

VANTAGEM CARDAPEX

Pensando sempre no melhor para nossos clientes, o Cardapex fez novas atualizações em seus cardápios online. Dentre elas, a opção de Venda Cruzada!

Agora você pode sugerir opções adicionais para o seu cliente junto com o pedido. Esse novo recurso consiste no aparecimento de um pop-up na janela do seu cliente, logo após ele adicionar o pedido no carrinho e se direcionar para a finalização do mesmo. Dessa forma, você pode sugerir uma sobremesa ou uma bebida junto com aquela refeição deliciosa, por exemplo.

 

Com todos esses benefícios da venda cruzada, está na hora de colocar em prática! Então, que tal fazer uma demonstração com o Cardapex?