A taxa de entrega do delivery é uma parte muito importante do seu negócio, visto que este é um dos elementos que os clientes mais consideram na hora de fechar o pedido. Uma taxa abaixo do preço médio cobrado pode gerar prejuízos, mas uma taxa acima do preço pode espantar o cliente e fazer você perder a venda.
Sendo assim, é preciso ter estratégia na hora de calcular a taxa de entrega cobrada dos clientes. Pensando nisso, o Cardapex traz algumas dicas de como calcular a taxa de entrega de forma justa para você e para o seu cliente.
Cada vez mais restaurantes querendo se livrar da dependência de aplicativos de entrega, estão passando a gerenciar suas próprias entregas internamente. A taxa de entrega deve cobrir todos os custos ligados ao transporte da comida, que vai da cozinha para o cliente. Entretanto, os restaurantes que optarem por motoristas próprios devem estar atentos às despesas:
Assim, para ter certeza de que você está cobrindo todos esses custos, sua taxa de entrega deve ser maior do que o custo médio de entrega por pedido. Para isso, você pode somar todos os custos e dividir pelo número de pedidos que os funcionários podem entregar em um período específico.
Uma boa alternativa para continuar com seu próprio canal de pedidos delivery, é fazer parcerias com empresas. Por meio dessas parcerias, os restaurantes podem ter acesso à rede de motoristas da empresa de entrega por uma taxa fixa por pedido. A partir daí, também terá uma comissão com base em uma alta porcentagem. Desse modo, os restaurantes conseguem manter o controle dos dados dos seus clientes e sua marca, e também podem melhorar significativamente suas margens de entrega.
Aplicativos de entrega como Ifood, Ubereats e Rappi cobram comissões de restaurantes que podem chegar a mais de 25% por seus serviços de entrega e marketing fornecidos. Ao terceirizar esse serviço, a taxa de entrega será determinada pela empresa. Geralmente, é uma taxa fixa com base na localização e na disponibilidade dos motoristas.
Na maioria dos casos, os restaurantes têm pouco poder de influenciar a taxa de entrega. Alguns desses mercados oferecem programas de assinatura que oferecem entrega gratuita aos clientes dos negócios participantes, e os restaurantes podem fazer parte desses programas pagando uma comissão mais alta.
É tudo muito intuitivo e fácil de configurar! Para montar seu cardápio digital, basta preencher todas as abas. Depois, você só precisa divulgar o link do seu cardápio para seus clientes.
A plataforma do Cardapex oferece diversas opções para o seu restaurante e seus respectivos clientes:
Agora, basta analisar qual modalidade de entrega é mais vantajosa para o seu estabelecimento. Mas independente da opção que você escolher, o Cardapex se adapta! Que tal fazer uma demonstração?