Google Meu Negócio: o que é e como divulgar sua empresa?

Antes de empreendedor, todos somos clientes. Já aconteceu de você estar buscando informações institucionais sobre uma empresa para entrar em contato e jogar o nome do local no Google na esperança de conseguir respostas? Se você encontrou nome, localização, site, entre outras informações importantes, é porque esta empresa está usando o Google Meu Negócio!

Muitos ainda não conhecem as possibilidades que essa ferramenta oferece para empresas de todos os ramos, principalmente, restaurantes e lanchonetes. Mas o Cardapex te conta tudo o que você precisa saber!

 

AFINAL, O QUE É GOOGLE MEU NEGÓCIO?

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Maps. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções. Em outras palavras, de forma gratuita e orgânica você consegue, literalmente, colocar sua empresa no mapa.

De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante. Ou seja, o Google Meu Negócio aumenta a visibilidade online do seu negócio, podendo expandir seu público e conferir uma imagem mais profissional.

 

FUNCIONALIDADES

  • Incluir dados de contato, como e-mail, endereço, site e telefone;
  • Mostrar fotos internas da empresa;
  • Publicar fotos de produtos ou ofertas especiais;
  • Inserir e mostrar a localização no Google Maps (com um tour virtual pela sua empresa e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • Criar o site comercial da sua empresa;
  • Expor comentários e notas de clientes;
  • Exibir o horário de funcionamento e os horários de maior movimentação;
  • Compartilhar perfis em outras redes sociais.

 

QUAL É O IMPACTO NAS VENDAS?

Destaque nas pesquisas do Google – Caso um cliente busque o nome da sua empresa no Google, ela vai aparecer no lado direito da página, de modo a chamar mais atenção. Esta página irá conter endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados. Tudo isso confere mais profissionalismo à imagem do seu negócio, passando mais confiança ao consumidor.

Maior interação com os clientes – Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz. E assim como em um cardápio, as imagens são essenciais para atrair clientes!

Monitoramento de estatísticas – Além de tudo isso, a ferramenta permite que você acesse dados sobre como os clientes pesquisam sua empresa, de onde são e quantos ligaram para o local. O que facilita na hora de traçar o perfil de seu público e planejar conteúdos focados nesse nicho. Além disso, você recebe mensalmente um relatório por email com alguns dados relevantes: quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.

 

Dessa forma, mantendo suas informações sempre atualizadas, o Google Meu Negócio pode alavancar a presença da sua empresa na internet! Não fique de fora!

E para mais conteúdos assim, continue acompanhando o blog do Cardapex!