O que é upselling e como aplicar ao seu delivery?

           O upselling é um termo em inglês para venda acrescida, ou seja, uma estratégia de venda para sugerir uma adição na compra do cliente. Um exemplo: em uma hamburgueria, após receber o pedido, o atendente oferece ao consumidor um segundo hambúrguer no lanche ou uma porção maior de batata por um pequeno acréscimo no preço. Ou seja: você eleva a compra do cliente de maneira que ambos os lados tenham vantagens sobre isso.

É importante ter em mente de que o upsell é não só uma oportunidade de lucro para o seu negócio, mas um ganho também para o seu cliente, pois você receberá um preço maior pelo acréscimo de elementos e ele pagará menos do que se comprasse dois produtos. Essa técnica precisa ser feita de modo natural, para que o consumidor se interesse pela vantagem e não se sinta forçado a adicionar qualquer coisa que não queira. Se satisfeito, seu cliente tornará a realizar esse pedido mais vezes, trazendo mais uma vantagem para o seu negócio: a fidelização.

Upselling On-line

Agora que você sabe o que é o upselling, veja como aplicar essa técnica no seu negócio on-line:

  • Considere sua disponibilidade de estoque

    Não tem como oferecer um produto que não esteja disponível no seu estoque, certo? É importante não só checar constantemente sua reserva de produtos, mas também seu cardápio on-line, para que ele fique sempre atualizado e de acordo com o que contém em seu estabelecimento.

  • Saiba quais são os produtos mais vendidos

    É necessário entender como funciona a saída de produtos adquiridos on-line para saber como aplicar o upselling de maneira favorável ao seu delivery. Como esse acréscimo pode ser benéfico para ambos vendedor e cliente? É melhor investir em outro produto para que suas vendas aumentem junto com o upsell? Ou realizar uma promoção do dia? Considere bem suas alternativas para chegar à melhor conclusão.

  • Deixe recomendações que chamem a atenção do cliente

    Acrescente imagens – pequenos banner ou ícones – ressaltando a oferta próximas ao valor do produto, para que o consumidor possa comparar os preços e perceber o ganho ao levar um produto maior por um preço menor. Procure destacar as ilustrações para que chamem a atenção do cliente.

  • Descreva bem o seu cardápio

    Como o atendimento é pela internet, você não contará com a descrição dos seus atendentes. Logo, é essencial que seus produtos estejam bem descritos e apresentados, para que não haja dúvidas do cliente e ele veja a vantagem de acrescentar elementos à compra. Ainda não tem um cardápio on-line? Veja aqui as vantagens de adquirir o Cardapex.