O cardápio online possui as mesmas funções e objetivos de um cardápio impresso, com a vantagem de ser mais fácil de ser alterado pelo dono e acessado pelos clientes. Dessa forma, sua finalidade primordial ainda é atrair o público por meio dos pratos e das bebidas que seu estabelecimento oferece. Confira aqui algumas dicas para refletir durante a criação do seu cardápio digital!
A primeira, e mais importante, etapa para criar um cardápio é a escolha do menu. Para garantir um cardápio de sucesso, realize uma análise de mercado: qual público você procura atrair? O que eles mais procuram ou sentem falta em um restaurante? Além disso, você sempre deve ter em mente que as opções oferecidas devem estar de acordo com a capacidade da sua cozinha.
Também é muito importante observar a concorrência local, saber quais são suas tendências no cardápio e quais práticas de preços estão em alta na região. Com essa pesquisa, você saberá como se destacar no mercado.
Para conseguir um negócio saudável e lucrativo, não tem como não fugir da matemática. Você deve calcular a capacidade produtiva do seu estabelecimento, definindo a quantidade máxima de pratos que consegue vender no mês para encontrar o custo unitário total. Para chegar a um valor justo e lucrativo, não foque apenas no custo dos ingredientes, considere também o desempenho do mercado, custos fixos, preços da concorrência, condições de conservação, mão de obra, épocas de temporada, renda média do público-alvo, entre outros.
Após definir os pratos e os preços do seu cardápio, é preciso atenção especial à redação. Pense na ordem em que os itens irão aparecer, divida os pratos conforme categorias e utilize palavras que valorizem os processos empregados pelo seu estabelecimento.
Por padrão, o primeiro e o último prato de cada página ou categoria do cardápio são os mais pedidos pelos clientes. Mas sempre procure dar destaque para o carro-chefe da casa e eventuais promoções.
Nesta etapa, se atente às descrições simples e diretas, porém sempre elogiando e ressaltando o frescor dos ingredientes. E não se esqueça de revisar a gramática do texto!
Um layout harmônico é muito importante para convencer um novo cliente a continuar lendo, por isso, invista tempo nesta etapa. Aqui vão algumas dicas do que levar em consideração:
Este é apenas um panorama geral, ainda existem diversos fatores a serem considerados na elaboração de um cardápio digital. Por isso, o Cardapex oferece apoio total aos seus clientes nessas etapas. Faça uma demonstração conosco!