O que levar em conta para montar seu cardápio online?

O cardápio online possui as mesmas funções e objetivos de um cardápio impresso, com a vantagem de ser mais fácil de ser alterado pelo dono e acessado pelos clientes. Dessa forma, sua finalidade primordial ainda é atrair o público por meio dos pratos e das bebidas que seu estabelecimento oferece. Confira aqui algumas dicas para refletir durante a criação do seu cardápio digital!

IDEALIZAÇÃO DO MENU

A primeira, e mais importante, etapa para criar um cardápio é a escolha do menu. Para garantir um cardápio de sucesso, realize uma análise de mercado: qual público você procura atrair? O que eles mais procuram ou sentem falta em um restaurante? Além disso, você sempre deve ter em mente que as opções oferecidas devem estar de acordo com a capacidade da sua cozinha.

Também é muito importante observar a concorrência local, saber quais são suas tendências no cardápio e quais práticas de preços estão em alta na região. Com essa pesquisa, você saberá como se destacar no mercado.

CÁLCULO DOS PREÇOS

Para conseguir um negócio saudável e lucrativo, não tem como não fugir da matemática. Você deve calcular a capacidade produtiva do seu estabelecimento, definindo a quantidade máxima de pratos que consegue vender no mês para encontrar o custo unitário total. Para chegar a um valor justo e lucrativo, não foque apenas no custo dos ingredientes, considere também o desempenho do mercado, custos fixos, preços da concorrência, condições de conservação, mão de obra, épocas de temporada, renda média do público-alvo, entre outros.

IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO

Após definir os pratos e os preços do seu cardápio, é preciso atenção especial à redação. Pense na ordem em que os itens irão aparecer, divida os pratos conforme categorias e utilize palavras que valorizem os processos empregados pelo seu estabelecimento.

Por padrão, o primeiro e o último prato de cada página ou categoria do cardápio são os mais pedidos pelos clientes. Mas sempre procure dar destaque para o carro-chefe da casa e eventuais promoções.

Nesta etapa, se atente às descrições simples e diretas, porém sempre elogiando e ressaltando o frescor dos ingredientes. E não se esqueça de revisar a gramática do texto!

DIAGRAMAÇÃO DO CARDÁPIO

Um layout harmônico é muito importante para convencer um novo cliente a continuar lendo, por isso, invista tempo nesta etapa. Aqui vão algumas dicas do que levar em consideração:

  • Escolha imagens (de preferências reais) que valorizem seus itens;
  • Fontes legíveis são mais importantes do que fontes decorativas;
  • Crie um logotipo e defina cores marcantes para seu negócio;
  • Equilibre o uso de elementos gráficos com outros elementos escritos;
  • Estruture as páginas conforme a identidade da sua marca;
  • Destaque as ofertas;
  • Guie os clientes pelos pratos, não pelos preços.

Este é apenas um panorama geral, ainda existem diversos fatores a serem considerados na elaboração de um cardápio digital. Por isso, o Cardapex oferece apoio total aos seus clientes nessas etapas. Faça uma demonstração conosco!