Os benefícios de utilizar cardápio QR Code em seu restaurante

cardápio QR Code, uma tendência global acelerada pela pandemia, vem dominando o setor de restaurantes na reabertura, pois, além de ser um atrativo aos clientes, é uma prática mais segura no momento em que vivemos.

Mas você sabe como funciona o QR Code? Entenda como utilizar esse tipo de cardápio e quais as vantagens de aplicá-lo no seu restaurante:

 

O QUE É QR CODE?

Criado na década de 90, o Quick Response Code (QR Code) – ou simplesmente código de resposta rápida em tradução literal para o português – é uma evolução do clássico código de barras. Trata-se de um gráfico em formato 2D que pode ser lido apenas apontando a câmera de um smartphone. Apesar de alguns aparelhos mais antigos não conseguirem ler o gráfico diretamente, já existem aplicativos gratuitos que resolvem esse problema, habilitando o aparelho a fazer a leitura.

 

COMO IMPLEMENTAR O QR CODE NO SEU CARDÁPIO?

É muito simples: basta colocar um QR Code em cada mesa do restaurante. Se a mesa é para quatro lugares, por exemplo, o ideal é que existam quatro códigos para que cada cliente acesse o cardápio simultaneamente. Com isso, o cliente aponta a câmera do celular para o QR Code e, quando ele for escaneado, as pessoas terão acesso ao cardápio digital do restaurante na tela do smartphone.

 

BENEFÍCIOS DO QR CODE PARA RESTAURANTES

  1. Cardápio sustentável – Os QR codes não necessitam de impressão, basta o cliente escanear o código para ver o cardápio. Isso é ótimo para a imagem dos restaurantes, visto que os clientes estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente.
  2. Atualização em tempo real e redução de custos – Você consegue atualizar ingredientes em falta ou pratos que saíram de promoção de forma muito mais rápida e prática, tudo em tempo real. Desse modo, não é necessário gastar para imprimir o cardápio a cada atualização, o que reduz os custos.
  3. Menor risco de contágio – Este modelo de cardápio evita que o menu circule de mão em mão dentro do estabelecimento. Logo, isso evita a contaminação pelo coronavírus. Como a leitura do código é feita pelo próprio celular de cada cliente, o risco de contágio é consideravelmente menor. Afinal, apenas o próprio usuário manuseia o aparelho.
  4. Apelo visual – Na versão digital, é possível inserir uma grande variedade de fotos das bebidas e dos pratos, já que não há limitação nesse sentido. Cardápios com imagens atrativas atiçam mais o cliente!
  5. Aumento dos lucros por meio de promoções exclusivas – Esta é uma vantagem tanto para o restaurante quanto para o cliente, visto que o consumidor que utilizar o QR Code pode receber códigos promocionais exclusivos do seu negócio por meio do site, da mídia social ou de um e-mail de marketing.

 

Estes são apenas alguns dos benefícios dos cardápios digitais, acesse nosso blog para conferir mais informações e vantagens!