Tenha uma Identidade Visual marcante

Todo mundo tem alguma característica marcante, seja na personalidade ou na aparência, pela qual são lembrados ou reconhecidos em círculos sociais. E não poderia ser diferente para marcas de empresas! A identidade visual consiste em um conjunto de símbolos que são construídos para representar uma empresa, um produto ou um serviço. Dentro deste conjunto estão elementos como cores, formas e fontes, que são reunidos para traduzir todo o conceito por trás de um negócio.

A ideia de possuir uma identidade visual marcante é justamente ser lembrado automaticamente pelo consumidor. Por isso, ela deve ser única e diferenciada da concorrência. Por exemplo, sempre que vemos um “M” amarelo em um fundo vermelho, reconhecemos na hora a empresa que está por trás deste logo. É um símbolo simples com apenas duas cores, mas que conquistou seu público e é mundialmente reconhecido. É um processo demorado, mas só há benefícios para a empresa ao investir no logo.

Além de ficar marcado na memória do público, este começa a se identificar e confiar mais na sua marca, visto que uma identidade visual impactante passa uma imagem mais profissional. Por fim, dependendo dos seus objetivos de marketing, as pessoas passam a acreditar que pertencem à cultura criada pela sua marca, quando esses valores são bem divulgados e difundidos. E fique atento aos seus concorrentes para evitar clichês ou logos muito similares.

Todo o design da sua marca deve ser pensado em torno da imagem que você deseja passar ao público. Você deve criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. Tudo isso deve ser repassado nos elementos ligados à empresa:

  • Logo;
  • Paleta de cores;
  • Frases e slogans;
  • Decorações;
  • Tipografias;
  • Apresentações institucionais;
  • Artes de divulgação.

 

Se você ainda está desenvolvendo sua identidade visual ou precisa de ideias para artes de divulgação, dá uma olhada nessas ideias:

TENDÊNCIAS DE DESIGN PARA 2021

  • Design 3D;
  • Paleta de cores suaves, como tons pastéis;
  • Monocromático ou poucas cores;
  • Formas geométricas;
  • Tipografia retrô;
  • Dark Mode (modo escuro/noturno);
  • Designs em movimento/animados;
  • Ilustrações de ícones ou emojis;
  • Rolagem horizontal, por exemplo, posts carrossel;
  • Estilo cartoon com imagens leves e singulares;
  • Acessibilidade em redes sociais (legendas, libras, audiodescrição etc.).

Estas são apenas algumas das ideias que estão em alta no ano de 2021, você pode usar de inspiração ou parâmetro para criar a sua identidade visual. Mas quem faz a cara da sua empresa é você!

 

O cardápio digital também faz parte disso, por isso, o Cardapex oferece recursos de edição que permitem você personalizar o seu cardápio online! Além de selecionar suas imagens, você define o logo, as cores, os botões, mensagens de boas-vindas, entre outros. Confira mais recursos em nosso site e venha fazer sua demonstração de cardápio online!