Veja como usar o Google Meu Negócio para destacar sua empresa

Você já entrou no Google procurando algum telefone ou endereço e apareceu um estabelecimento em destaque na lateral da tela? Esse é o Google Meu Negócio!

O Google Meu Negócio é uma ferramenta criada para que sua empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Mapas. Dentro dela ficam disponíveis algumas informações como localização, horário de funcionamento, serviços, fotos e promoções e produtos.

Cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio ajuda os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece e te acharem facilmente.
Descubra como utilizar a ferramenta, que é gratuita.

Hoje, a internet com certeza é a maior rede de pesquisa mundial, então para quem tem um negócio próprio estar presente na internet é prerrogativa básica. Ter um site ou estar presente nas principais redes sociais é uma estratégia essencial para ser encontrado.

O Google Meu Negócio potencializa para que os clientes encontrem seu negócio. A ferramenta é gratuita e tem como foco impulsionar as vendas locais com as informações sobre a empresa aparecendo na rede de pesquisa e também no Google Maps.

A ferramenta permite que a empresa tenha um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer a possibilidade de passar informações importante, como endereço, telefone de contato, horários de funcionamento, entre outras informações.

O próprio Google informou que empresas que verificam as informações dentro do Google Meu Negócio tem duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores.

Dentro da ferramenta você consegue ter acesso a informações de quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta, como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são, quantos pedidos de rota foram feitos e quantos cliques o site teve.

Uma dica que pode parecer óbvia: Mantenha seu perfil sempre atualizado, é imprescindível que você sempre mantenha as informações do perfil atualizadas, endereço, telefone de contato e horário de funcionamento são as principais informações. Para evitar que algum faça uma pesquisa no Google e encontre que sua empresa está aberta, ele vai até lá, mas quando chega, encontra o estabelecimento fechado. Esse é o tipo de frustração que devemos evitar que o cliente tenha.

Outro fator importante é a quantidade de avaliações deixadas pelos clientes, procure estimular para que o cliente deixe uma avaliação positiva sobre o seu negócio, e não esqueça de responder ao cliente, mostrando que você se importa com a experiência que ele teve visitando o seu negócio.

Se você ficou interessado em todas as vantagens que a plataforma pode trazer para o seu negócio, talvez esteja curioso para saber como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio.

Então para facilitar, preparamos um passo a passo com as etapas de cadastro. Veja abaixo:

Primeiro Passo:

Bem, o primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar Agora”

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 01

Logo após, você deverá fazer login na plataforma, que é o mesmo que você utiliza para acessar o Gmail. Caso você já esteja logado no Google, já será encaminhado para o próximo passo.

Segundo Passo:

Vamos fazer o passo a passo do cadastro.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02

Clique em “Inclua sua empresa no Google”

E a primeira informação solicitada será “Qual o nome da sua empresa”, após preencher é só clicar em “próxima”.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-a

A segunda informação a ser preenchida é a categoria do seu estabelecimento, por exemplo, restaurante, buffet, lanchonete, etc.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-b

A proxima informação a ser preenchida é se você gostaria de adicionar um local onde os clientes possam visitar, e esse local será exibido no Google Maps quando os clientes procurarem pelo seu estabelecimento.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-c

É uma informação bem útil e irá facilitar a busca do seu cliente quando estiver procurando o seu negócio. Basta Preencher com endereço, bairro, cidade, estado e Cep. Depois é só clicar em próxima.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-d

Agora é a hora de conferir se o Pin do Google Maps está exatamente no endereço do seu estabelecimento para que não tenhamos nenhum erro quando os clientes forem utilizar o GPS.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-e

O próximo passo vem com uma pergunta “Você também atende clientes fora desse local?”, Se você também trabalhar com delivery é só marcar com a opção “sim”, caso contrário opção “não”.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-f

Se o seu delivery não atender a cidade toda nesta opção você irá listar toda a sua área de cobertura.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-g
Neste passo iremos preencher as informações de contato do seu estabelecimento, sendo telefone e site, aqui é o momento ideal de você colocar o link do seu cardapex para os clientes terem acesso ao seu cardápio direto do Google.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-h

O próximo passo é para você ficar por dentro de todas as atualizações e recomendações que o Google trará diretamente para a sua empresa, você pode escolher entre “sim” e “não”.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-i

Agora é só clicar em concluir.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-j

Vamos escolher o método de confirmação para poder gerenciar e representar a sua empresa no Google.
Aqui você irá selecionar a forma que você quer receber o código de confirmação. Você pode escolher entre receber um cartão-postal pelo correrio ou verificar usando o chat por vídeo ao vivo com os operadores do Google ou finalizar sua inscrição depois, porém você não conseguirá fazer as alterações na conta.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 02-k

Terceiro Passo

Confirme o Seu Negócio

Para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá ter a sua conta confirmada.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 03

Quarto Passo

Agora é a hora de adicionar mais informações em sua conta recém-criada.

Agora que sua conta está confirmada, você pode adicionar as informações complementares ao seu cadastro.
É importante incluir fotos do seu estabelecimento, descrição da empresa, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, e dados relevantes.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Passo 04

Quinto Passo

Fique atento as estatísticas de acessos e interações

Dentro do painel de controle, você poderá acompanhar os resultados do seu perfil como: quantidade de comentários, visualizações , cliques e seguidores, ligações e rotas traçadas, média de classificação dada pelo cliente.

Podemos concluir que o Google Meu Negócio é um dos principais canais de divulgação da sua empresa na internet e ter mais contato com os clientes.

Tutorial para site com pedidos via Whatsapp - Google Meu Negócio