Fidelizar clientes é essencial para o sucesso de um negócio. Ainda mais importante que a venda em si, é necessário que seus consumidores saiam com satisfação pelo produto recebido. Assim, você cria uma relação com o indivíduo e uma oportunidade de fidelizá-lo ao seu estabelecimento, o que pode atrair ainda mais compradores para realizar pedidos, já que um consumidor contente recomenda sua marca a outros.
A tática de fidelizar clientes demanda tempo e investimento de uma marca, porém, se bem executada, pode fazer uma boa diferença no aumento de lucros do negócio. Quer saber como começar o processo para ter uma rede fiel e satisfeita de clientes? Confira neste post!
Saber as preferências da freguesia é um passo muito importante para poder estruturar um bom plano de fidelização. Qual produto os clientes mais gostam, quais promoções consomem, o que acham sobre brindes e promoções – tudo isso deve ser pesquisado e armazenado como um banco de dados para o seu estabelecimento. Assim, você pode encontrar a melhor estratégia para chamar a atenção do consumidor, fazendo com que ele se sinta atraído a comprar seus produtos mais de uma vez.
Hoje em dia, um atendimento simpático e acolhedor faz toda a diferença na hora de vender um produto. O cliente procura se relacionar com as marcas que consome, para que possa ter seus pedidos e críticas acatados e bem executados.
Mesmo que o seu atendimento não seja presencial, é indispensável que seu cliente tenha algum contato com um atendimento caloroso e eficiente, ainda que seja apenas em parte do processo de encomenda. Um bom treinamento dos atendentes auxilia que o consumidor se sinta ouvido pelo seu estabelecimento e o procure mais vezes.
Programas de benefícios são uma maneira eficiente para fidelizar o consumidor. Por isso é tão importante ter um banco de dados com as informações necessárias do perfil do seu público-alvo; assim, você pode estruturar um bom plano que estimule o retorno do cliente para comprar com o seu estabelecimento. Pense em algo que seja valorizado pelo consumidor. Desde um brinde após determinada quantia gasta, desconto após 5 compras, sorteios e promoções – tudo conta para trazer o cliente de volta ao seu negócio.
Considerando mais uma vez a importância de estabelecer um laço com o cliente, a sua venda não acaba quando a encomenda é fechada. Muito pelo contrário; demonstrar preocupação em buscar um feedback mostra que você se importa com a opinião dos consumidores e que procura sempre melhorar seus produtos e atendimento. Isso causa conforto no cliente, pois o mesmo percebe que não terá problemas quando comprar no seu negócio, facilitando o retorno e até colocando seu estabelecimento como um dos favoritos na hora de realizar um pedido.
Uma mensagem rápida de como estava o pedido, se o cliente ficou satisfeito ou até um sac de dúvidas faz com que seu atendimento seja aprimorado e o cliente se sinta valorizado, o que pode fazer toda a diferença na hora da fidelização.