Decretos de lockdown e medidas restritivas são a realidade atual para muitos serviços que dependiam do atendimento presencial para manter seu negócio, tanto para realizar as vendas quanto pela boa relação com clientes. Um bom atendimento é uma das razões pelas quais um consumidor se torna fiel à uma empresa, mas com o isolamento social, como é possível manter uma boa interação com o seu cliente?
Com o WhatsApp Business é possível usar mensagens automáticas para contactar os clientes de modo rápido e ágil. O uso de etiquetas possibilita usar atalhos do teclado para replicar mensagens usadas com mais frequência. Uma dessas opções é a mensagem de saudação ou ausência.
As de saudação são ideais para dar boas-vindas ao cliente quando este contatar a empresa pela primeira vez, agradecer o contato e também aproximá-lo do empreendimento. Já as mensagens de ausências devem ser usadas fora do horário do expediente, quando você não estiver disponível.
A organização é essencial para evitar confusões na hora de se comunicar com diversos clientes. Uma forma de fazer isso é utilizando as listas de transmissão do Whatsapp, as quais permitem que você envie uma mesma mensagem para diversos contatos de uma só vez. É muito útil para realizar a divulgação de promoções ou anunciar a chegada de novos produtos.
Parece óbvio, mas muitos vendedores têm o hábito de visualizar a mensagem do cliente e demorar dias para responder. Essa prática pode representar o fim das suas chances de fazer uma venda e ainda prejudica a sua imagem como vendedor. Caso esteja muito ocupado, informe que você irá verificar e em breve retorna a mensagem. Este é outro motivo pelo qual deve-se programar mensagens de ausência: deixar claro que não estava ignorando o cliente.
Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente. Por isso, garanta que ele esteja de acordo com o recebimento das mensagens da sua empresa. O spam é uma prática fortemente combatida pelo aplicativo e não gera retorno para o negócio.
Procure saber a opinião dos clientes, inclusive daqueles que já fizeram a contratação. Reserve um dia para perguntar o que está achando do serviço, se tem alguma dúvida ou sugestão de melhoria. Essa atenção extra pós-venda, demonstra que você está preocupado com a satisfação do cliente e o feedback permite que você melhore nos próximos atendimentos.
O Whatsapp Business permite verificar as estatísticas de desempenho. Através de relatórios emitidos pelo próprio aplicativo, você descobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos consumidores, além da quantidade de contatos recebidos. Esse registro possibilita identificar se a comunicação tem sido efetiva ou se é preciso melhorar em algum ponto.
Agora que você já sabe como manter uma boa relação com seus clientes por aplicativos, o que acha de fazer uma demonstração do seu cardápio virtual? Saiba mais sobre o serviço Cardapex.