No dia 4 de outubro de 2021, houve pane no WhatsApp, Instagram e Facebook (as três maiores redes sociais da atualidade), deixando muitos usuários insatisfeitos e confusos. Cerca de seis horas de instabilidade dos aplicativos foi o suficiente para causar prejuízo para comerciantes e pequenos empreendedores.
A pane no WhatsApp impediu que os vendedores se comunicassem com seus clientes e vice-versa, de forma que houve grande queda nas vendas. Diante desse cenário, foi necessário recorrer a outras formas de comunicação, como ligações telefônicas, e-mails, mensagens ou outras redes sociais. Mesmo assim, donos de negócios relataram queda no faturamento.
Isto serve de lição para que pequenos estabelecimentos não dependam unicamente do WhatsApp para se comunicar com seus clientes!
Desde que a plataforma surgiu, diversas empresas migraram sua comunicação para as redes sociais e isso foi intensificado com a pandemia de Covid-19. Assim, muitos restaurantes apostaram no sistema de Delivery pelo WhatsApp para receber seus pedidos por ser gratuito e sem taxas.
Entretanto, concentrar as vendas em um único canal online representa um grande risco para quem tem delivery. E isso ficou evidente após a pane do WhatsApp. Ainda mais, considerando que essa não é a primeira vez que o aplicativo fica fora do ar. Em junho de 2020, também houve uma pane no WhatsApp por mais ou menos duas horas e meia.
Então, há uma grande possibilidade de ocorrer outras vezes. Dessa forma, é importante que você esteja preparado para evitar esses problemas e não depender exclusivamente do WhatsApp para receber seus pedidos. Por isso, confira algumas alternativas ao aplicativo:
O telefone ainda é muito utilizado no mundo todo, sendo uma ótima opção para vender no delivery. Embora muitos clientes já não tenham mais o hábito de pedir por telefone, clientes mais idosos costumam preferir ligar para fazer seu pedido. Assim, além de ter um canal a mais, você abrange a demanda para o público que consome no seu restaurante. O contra deste canal é a capacidade limitada de receber pedidos e a necessidade de ter um funcionário só para anotar os pedidos. O que pode congestionar as linhas e perder clientes impacientes.
A melhor opção para fugir da pane do WhatsApp é possuir um aplicativo de delivery próprio, pois, com ele, seu estabelecimento tem um canal de vendas ágil e potente. No Cardapex, além de receber os pedidos pelo WhatsApp, agora você também receberá uma notificação sonora com um pop-up, logo que seu cliente fizer um novo pedido. Deste modo, você não fica preso somente ao aplicativo e pode receber normalmente seus pedidos, mesmo que o WhatsApp esteja enfrentando instabilidades.
Confira mais vantagens do Cardapex:
O ideal é você oferecer as duas opções no seu delivery, tanto o telefone quanto o aplicativo próprio. Pois, quanto mais opções de canais, melhor será para o cliente comprar com você! Veja mais formas de melhorar a experiência do cliente no seu delivery!
O Cardapex oferece tudo isso e muito mais! São diversos recursos disponíveis para facilitar cada vez a administração do seu cardápio digital! Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco ou faça o teste você mesmo!