WhatsApp Business: etiquetas para um atendimento estratégico

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas. Com o aplicativo, fica mais fácil se comunicar com os clientes, exibir seus produtos e serviços e responder a perguntas enquanto seus clientes fazem compras. Tudo isso por meio de quatro funções principais: perfil comercial, etiquetas, respostas automáticas e métricas/relatórios.

Dentre as principais vantagens do WhatsApp Business para o seu negócio, podemos destacar o uso de etiquetas com mensagens programadas para um atendimento estratégico. Elas ajudam a passar uma imagem mais profissional aos clientes e proporcionam mais agilidade na comunicação com o público.

 

AGILIDADE NO ATENDIMENTO

Os marcadores personalizados auxiliam na organização de frases prontas para facilitar o atendimento. Por exemplo, caso o pedido seja feito pela primeira vez, a atenção dada ao cliente deve ser diferenciada. Então, recomenda-se marcar a conversa em questão com a etiqueta “novo cliente”.

Existem diversas possibilidades: novo pedido, pagamento, pedido finalizado e você pode criar o marcador que for mais útil para o seu negócio. As mensagens programadas otimizam as operações da empresa e conferem mais rapidez no atendimento, garantindo um atendimento estratégico e agradável para o cliente.

 

COMO ATRAIR OS CLIENTES?

O WhatsApp é a rede social mais utilizada para troca de mensagens no mundo. Então, como fazer para a mensagem da sua empresa se destacar no meio de tantas outras recebidas diariamente?

A primeira dica é utilizar palavras mais chamativas no início da mensagem. Pense em palavras-chave, por exemplo, “promoção”, “novidade”, “exclusivo”. Além disso, use as ferramentas do teclado do WhatsApp, como emojis e destaques em negrito, ambos tendem a atrair os olhos do cliente. A segunda dica é enviar fotos. As mensagens podem não ser vistas na íntegra pela barra de notificações, mas enviar uma imagem pode instigar o destinatário a abrir a mensagem para ver o conteúdo completo.

Em alguns casos, é importante se atentar ao horário de envio também. Restaurantes e lanchonetes, por exemplo, podem programar mensagens divulgando os pratos ou anunciando promoções antes do almoço ou jantar. Assim, aumenta-se a chance de os consumidores fazerem pedidos no seu food service. Mas cuidado com horários inoportunos, seja muito cedo pela manhã ou de madrugada. Isso pode fazer com que os clientes bloqueiem o seu perfil comercial.

 

LISTA DE TRANSMISSÃO

Todas essas mensagens podem ser enviadas para diversos contatos de uma vez só por meio da lista de transmissão. São listas de contatos salvas para as quais você pode enviar mensagens mais de uma vez, sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio. Elas são similares aos grupos de WhatsApp de pessoas físicas, porém os clientes recebem os conteúdos disparados individualmente.

Para criar uma lista de transmissão é muito simples:

1. Abra o WhatsApp, clique em “Listas de transmissão” e escolha a opção “Nova lista”;

2. Escolha os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque em “Criar”;

3. Mude o nome da lista e confirme a finalização.

Deixe claro para o seu cliente a opção de ser removido da lista de transmissão se ele preferir. Lembrando que apenas os contatos com seu número de telefone salvo em suas agendas de telefone receberão sua mensagem de transmissão.

 

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