A pandemia do coronavírus impactou negativamente a economia mundial. O isolamento social e o lockdown em algumas cidades prejudicaram o modelo de vendas, sobretudo, do serviço de alimentação (restaurantes, bares e lanchonetes), que dependiam principalmente do atendimento presencial. Só na capital paulista, cerca de 12 mil bares e restaurantes fecharam desde março de 2020.
O delivery foi a melhor saída que diversas empresas encontraram para se reinventar e salvar seu negócio, desde restaurantes até lojas de vestuários. O sistema entregas permitiu que estes estabelecimentos continuassem funcionando, mesmo que de portas fechadas, cumprindo todas as medidas restritivas necessárias.
De acordo com o índice MCC-ENET, o comércio eletrônico no geral teve um crescimento de 68% nos últimos 12 meses. Já os aplicativos de delivery de comida, já populares antes, apresentaram um crescimento de 149% durante a pandemia.
De certa forma, a pandemia consolidou a digitalização dos negócios e a adesão aos meios digitais para compras online. A possibilidade de comprar na segurança e no conforto de casa conquistou grande parte da população, de modo que o uso de sistemas de entrega se torna cada vez mais uma realidade até depois da pandemia. Além disso, o delivery permite que seu negócio alcance novos públicos, já que possibilita que pessoas de diferentes regiões (que moram ou trabalham longe do restaurante) experimentem novos lugares.
Mas não foi somente via aplicativos que o delivery de comidas cresceu. A entrega no geral teve grande ascensão desde o início do isolamento social, com crescimento de 250%, de acordo com a consultoria Food Consulting. Então, implementar o delivery sem a necessidade de aplicativos é uma ótima opção para negócios que desejam mais independência.
O coronavírus não alterou apenas a rotina da população, como também modificou as vendas online. O serviço delivery já era muito comum no caso de fast foods antes, mas com a popularização do sistema a competição por um cardápio mais atrativo cresceu em todos os setores de vendas. Por isso, o Cardapex é uma proposta para te ajudar a criar um cardápio online interativo e de fácil manuseio!