Tendências para o mercado delivery em 2022

Um dos segmentos mais impactados pelas inovações tecnológicas nos últimos anos foi o mercado delivery. Muito impulsionado pela pandemia e pelo fechamento das portas dos estabelecimentos físicos, o setor precisou digitalizar não apenas sua operação administrativa, mas principalmente sua maneira de se relacionar e atender clientes e fornecedores.

Para enfrentar os desafios impostos, o setor se reinventou e incluiu em seus processos novas soluções e formas de atendimento ao consumidor. Para 2022, mesmo com o retorno gradual das atividades e reabertura das lojas físicas, a probabilidade é que o uso destas inovações se intensifique e se consolide no mercado delivery brasileiro.

 

DARK KITCHENS

Chef cozinhar comida na cozinha do restaurante Foto gratuita

As chamadas dark kitchens, também conhecidas como restaurantes fantasmas, são cozinhas criadas para atender exclusivamente aos pedidos destinados ao mercado delivery, sem nenhuma estrutura de salão para receber clientes. Sua maior vantagem é o custo. Sem um salão para receber os clientes, além de o custo operacional ser menor, há também a possibilidade de se estabelecer em espaços menores e bairros com custos imobiliários mais atrativos.

Outro ponto a ser destacado é que uma mesma dark kitchen pode ser compartilhada por vários restaurantes, de redes diversas, o que pode tornar toda operação de delivery, ainda mais eficiente e econômica. E, apesar do retorno gradual das atividades, essa modalidade veio para ficar, pois o que aprendemos e os hábitos que adquirimos no período de isolamento social não irá se perder.

 

AUTOMAÇÃO DO ATENDIMENTO

Conceito de tecnologia com menu qr no restaurante Foto gratuitaAs transações sem contato ficaram muito populares nos últimos anos. Por isso, os totens de autoatendimento e o cardápio via QR Code são grandes tendências do mercado delivery para 2022. Os garçons também podem usar dispositivos eletrônicos, como tablets ou smartphones, para anotar os pedidos dos consumidores. O autoatendimento não é apenas mais rápido, mas também mais prático para o cliente e para o empreendimento, uma vez que possibilita alterações com facilidade.

 

TAKE AWAY

Close de cliente pagando com cartão de crédito Foto gratuitaOutra tendência que começou em 2020, mas continuará em alta em 2022 é o Take-away ou “retirada no local”. Afinal, é uma opção vantajosa para o cliente, que não precisa esperar em filas e ainda economiza porque não paga pela taxa de entrega. Por isso, uma das ferramentas do Cardapex permite que você ofereça aos seus clientes a possibilidade de realizar pedidos e recebê-los no conforto de casa ou retirar no estabelecimento.

 

SUSTENTABILIDADE

Mãos segurando uma jarra de perto Foto gratuitaHá algum tempo já é possível perceber que cada vez mais os valores de uma empresa impactam na hora do cliente fechar um negócio. O principal deles é a sustentabilidade. Se antes ser uma empresa ecofriendly era um diferencial, hoje em dia ela é um fator de escolha decisivo para muitos consumidores. No setor de alimentação, a sustentabilidade pode ser percebida:

  • Redução de alimentos de origem animal e substituição por alternativas de base vegetal;
  • Busca por embalagens biodegradáveis para compensar o aumento do consumo de descartáveis;
  • Reciclagem de resíduos;
  • Otimização dos processos de produção;
  • Divulgação do uso de veículos ecofriendly ou investimento em iniciativas sustentáveis como a neutralização das emissões de carbono.

 

INTELIGÊNCIA DE DADOS

Equipe de programadores mistos trabalhando em projeto de grupo em várias telas mostrando código em execução no escritório de inicialização. codificador apontando lápis na tela do computador com código de compilação de software. Foto gratuitaÉ importante que o restaurante invista em mecanismos que possibilitem aos consumidores deixarem seus dados de contato, como e-mail e telefone, preferências de pratos, entre outras informações relevantes. O cadastro de clientes permite que haja fidelização, já que com informações de contato e perfil, você pode direcionar melhor suas estratégias de marketing, além de enviar ofertas promocionais ou exclusivas por meio de e-mail marketing e SMS.

No delivery, além de proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre os clientes, a inteligência de dados é uma forte aliada para a elaboração de experiências personalizadas com redução de custos e maiores chances de conversão. Em outras palavras, seria possível enviar uma oferta certa, para o cliente certo, no momento certo.

 

APP DE DELIVERY PRÓPRIO

Entregador europeu alegre com bolsa casual segurar telefone rosa Foto gratuitaO grande diferencial do app de delivery próprio é poder dar mais atenção à experiência do cliente, por conta das diversas otimizações e customizações que podem ser feitas. Uma de suas principais vantagens são as taxas mais atrativas para o estabelecimento.

Outro benefício é o contato direto com o cliente, trazendo mais autonomia para os restaurantes, já que eles não dependem de aprovações de terceiros para ativar promoções, mudar o cardápio, preços ou a área de entrega. Além disso, um sistema próprio de entrega dinamiza e acelera a comunicação entre as partes, otimizando a prestação do serviço.

 

Para saber mais, confira as diferenças entre o Cardapex e os aplicativos de delivery. E para mais conteúdos atualizados do mercado de delivery, continue acompanhando nosso blog!